quarta-feira, 4 de julho de 2007

Banco BMG constrange o aposentado que quer quitar o seu débito em Empréstimo Consignado


---------- Forwarded message ----------
From: RICARDO ROCHA AGUIEIRAS <aguieiras2002@yahoo.com.br >
Date: 04/07/2007 09:43
Subject: [asaprevflorianopolis] Banco BMG constrange o aposentado que quer quitar o seu débito em Empréstimo Consignado
To: asaprevflorianopolis@yahoogrupos.com.br

Banco BMG constrange o aposentado que quer quitar o seu débito em Empréstimo Consignado
Prezados senhores(as)
Gostaria de registrar aqui o meu mais veemente protesto e a minha denúncia quanto à forma como aposentados e aposentadas são tratados(as) no Banco BMG, quando querem quitar seus débitos em Empréstimos Consignados. Numa duvidosa e constrangedora forma de manter o cliente e não perder seus lucros o BMG expõe o aposentado ao mais desrespeitoso ridículo, taxando-o de forma nada digna de mentiroso ou fraudulento.
Isso, infelizmente, vem ocorrendo já há algum tempo, com freqüência assustadora. Exigem que o cliente dê satisfações do por que está quitando seu débito – coisa que fere cabalmente os Direitos Do Cliente e o Código de Defesa do Consumidor – e o tratam como um ser inferior, que não merece crédito em suas palavras.

Sou aposentado e estive no Atendimento ao Cliente do BMG, situado à Rua da Consolação, 2017 – Cerqueira César, São Paulo – SP, para pedir o boleto de quitação de meus débitos de empréstimo consignado. Tenho interesse em quitar, pois pretendo sair do país para tratamento de saúde, porém, creio eu, não devo essa explicação e nem nenhuma explicação ao Banco BMG na hora de quitar meu débito. Isso é um problema meu, não interessa ao Banco. Pois bem, o mesmo faz de tudo para nos atrapalhar e não entregar esse boleto, que deveria ser entregue na hora e sem mais burocracias. No entanto, não querem é abrir mão do soberbo lucro que o aposentado lhe confere, com seus empréstimos consignados, descontados diretamente no Dataprev, na data de pagamento do benefício. Sentei-me perante uma atendente que mais parecia um robô, cujo automatizado atendimento vinha recheado de frases capciosas e sarcásticas, sempre pondo em dúvida meus argumentos para a quitação. Do início ao fim, ela se comportou sempre duvidando da minha pessoa, apesar de todos os documentos apresentados e da fácil comprovação de minha índole. Além disso, são de uma burocracia desgastante e sufocante para o aposentado, numa vergonhosa tentativa de fazê-lo desistir do pagamento e continuar cliente do banco. Exigem o R.G.; o CPF; comprovante de residência, puxam o extrato do seu benefício junto ao Dataprev e INSS, fazem com que você assine uma carta pedindo essa quitação e só depois, sem prometer prazo nenhum – nem me informaram meu valor total – dizem que "vão enviar o boleto à minha residência. Ou seja, colocam-me totalmente à mercê deles: digamos que eu não pudesse esperar, já com viagem marcada e partida? Onde está o respeito deles com o aposentado que lhe conferiu lucros absurdos depois que o nosso presidente autorizou essa forma de empréstimo e que a própria mídia não se cansa de denunciar? Será que, ao menos em nome desse lucro hediondo nós, aposentados e aposentadas, não merecíamos maior respeito?
Isso, infelizmente, não ocorre só comigo. Meu pai, por exemplo, aguardou mais de três meses para ter o boleto de quitação, depois de passar dias inteiros ligando, pedindo e implorando pelo mesmo ao fone 0800- 7243100; sem nenhuma solução. Só conseguiu o boleto depois que passou um email à diretoria, ameaçando denunciar essa postura discriminatória.
O Banco BMG age como se todo aposentado fosse ingênuo, sem cultura e não conhecedor dos seus direitos. Abusa daquele idoso frágil e doente que não tem mais forças para lutar pelos seus diretos de cidadão (sim, Banco BMG, o aposentado também é um cidadão). Só que nem todo aposentado é assim, há os que são conscientes de seus Direitos e vão à luta, o meu caso. Não foi apenas com meu pai e comigo que essa preconceituosa forma de tratamento ocorreu, basta os senhores fazerem uma pesquisa ou reportagem e verão quantas e quantas pessoas passam pelo mesmo vergonhoso atendimento e são covardemente constrangidas. Consultem o Sindicato dos Aposentados, repito, façam uma reportagem e verão que não faltará dados que confirmem o que eu digo. Há inúmeros testemunhos. Assim como um cliente tem todo o direito de desistir de uma compra numa loja sem ter que passar por interrogatórios, o aposentado tem o direito de quitar uma dívida sem dar NENHUM TIPO DE SATISFAÇÃO. Será que no Brasil só temos reconhecido algum direito ou respeito quando entramos com uma ação na Justiça ou denunciamos à imprensa e toda a mídia? Pois é o que eu farei, e imediatamente. Chega de tratarem aposentados apenas como geradores de lucro a Bancos que, depois, vão tratá-los como mentirosos. A desculpa que eles alegam – frágil demais, além de perpetuar o preconceito – é de que agem assim para "evitar fraudes" e que "o sistema de Empréstimo Consignado é fraco e suscetível a golpes de quadrilhas". Aí, eu pergunto: o que o aposentado tem a ver com isso? Se seguirmos esse raciocínio, fui colocado no mesmíssimo rol de fraudadores, o que não sou. Isso é problema dos bancos e do Dataprev, não nosso. NUNCA nosso! E é apenas uma falácia, uma desculpa para forçar o cliente à não deixar o banco e nem quitar a dívida, visando a manutenção do lucro e bolsos cheios para o banqueiro. Nunca respeitando o aposentado. Se o tal sistema é falho, não usem isso como desculpa para nos constranger, isso é ignóbil. Fere a Dignidade Humana e reduz o aposentado, o idoso a um mero número a ser utilizado em favor do Banco. Se formos à luta esse quadro irá mudar. Peço ,encarecidamente, que os jornais e a mídia divulguem esse protesto. Afinal, ele é mais do que lógico e justo. E todo ser humano é inocente, até prova em contrário.
Obrigado,
Atenciosamente,
Ricardo Rocha Aguieiras
Aguieiras2002@yahoo.com.br
Fone: 11 -3661-1312
R.G. 39.410.334-8
CPF - 63766388800
Av. Angélica, 160
Apto. 50
Sta. Cecília
São Paulo – SP
CEP – 01228-000
AUTORIZO A PÚBLICAÇÃO DESTA DENÚNCIA E COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO PARA O QUE FOR NECESSÁRIO, SEMPRE! OBRIGADO!


Ricardo Rocha Aguieiras - "Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada " Clarice Lispector


__._,_.___
ASAPREV Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 249, Sala 707, Centro Comercial ARS,
Centro, Florianópolis, SC,
CEP 88010-902
48-3025-6715, 48-3025-6714
www.asaprev.com.br
asaprev@asaprev.com.br
.

10 comentários:

Marcos disse...

É amigo, tambem estou tendo o mesmo problema com este banco e estou acionando o mesmo, visto que o problema me trouxe varios prejuizos materiais e morais.
Abraços

João Pereira disse...

ATENTEM A MAIS UMA DO “BMG”

PALHAÇADA E DESGRAÇA POUCA... É BOBAGEM!

ACREDITEM SE QUIZER, mas o tão famoso banquinho "BMG" com o seu poder financeiro em cima dos pobres dos aposentados e pensionistas, coloca a disposição dos mesmos, REFINANCIAMENTOS DOS SEUS ATUAIS EMPRÉSTIMOS, NOVOS EMPRÉSTIMOS E CARTÕES DE CRÉDITOS, basendo-se nas novas regras do INSS, que faz valer a volta dos 30% de margem, a partir de abril de 2009.
Isto procede? Não! Pois o cartão de crédito compromete a margem em 10% da margem, não lhe dando direito a um novo empréstimo e até mesmo a um refinanciamento, pois a sua margem continua com 20%.
Mas isto não é explicado para os segurados do INSS, o BMG, simplesmente, lhes da todas as opções em uma única vez, ou seja, O PACOTE “MELHOR IDADE”, EMPRÉSTIMO, REFINANCIAMENTO e CARTÃO DE CRÉDITO, mas somente é aprovado o CARTÃO DE CRÉDITO.
Só que o tal CARTÃO, além de deixar o segurado sem opção futura para outras operações financeiras, os tais “CONSIGNADOS”, ainda chega ao seu domicilio com um limite duas vezes menor que o contratado, alegando assim o tal banquinho, que o Sr. INSS, não aprovou o que a princípio foi estipulado.
Agora pasmem, e sigam esta dica...Recorram a uma agência do INSS mais próxima, e peça um DETALHAMENTO DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS, neste documento virá detalhado cada empréstimo efetuado, data do seu término e etc.
Você terá muitas surpresas, tais como: empréstimos que já terminaram e que continuam sendo descontados, e para surpresa de todos, o tal CARTÃO DE CRÉDITO aparecerá lá com o limite, que o tal banquinho alegou que não foi aprovado pelo INSS.
Isto além de fraudulento é imundo e nojento, colocar um indivíduo, que muitas vezes é sem instrução ou se não, sem acesso a informação, a sua mercê para realizar transações junto a terceiros como o MASTER CARD, e juntos desmoralizar o INSS colocando o segurado que já não tem muitos benefícios, na situação constrangedora que é a de PEGAR OU LARGAR.
A pergunta agora fica para os senhores deputados, AQUELES que, tão empenhados a proteger os aposentados e pensionistas, lhe assegurando que serão amparados por eles custe o que custar... Pensam disso?
E também serve como ressalva aos senhores deputados, que 2010 esta quase batendo na porta e que muitos APOSENTADOS E PENSIONISTAS, também votam, desculpas por ter que lembra-los disso.

João Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tricolor disse...

Estou, também, sendo vítima das armações desse banco BMG, aqui em Recife PE. No fim de março/09 solicitei um empréstimo de R$ 2.500,00 para 48 meses e liberaram R$ 3.351,11 para 60 meses. Depois de muita briga, devolvi o dinheiro e solicitei o cancelamento. Entretanto, até a presente data não foi feito e ainda desconta uma prestação no meu benefício de abril/09. Estou prejudicado e mais endividado por falta de responsabilidade desses agentes de banco de empréstimo. Mas, já agendei uma queixa crime junto ao Juizado dos Idosos, aqui no Recife e vou denunciá-los junto ao Banco Central, como forma de inibir esses assaltos. Se alguém souber outra maneira de denuncia que possibilite a punição para esses infratores, segue meu correio eletrônico: zeaquiar49@yahoo.com.br.

José Soares de Aguiar
Recife - PE

NARBAL & BAL disse...

ESTOU TAMBÉM IDIGNADO COM ATENDIMENTO DESTE BANCO BMG - POIS NÃO HÁ ENDEREÇO FIXO P/ SE FALAR COM ELES. O ATENDIMENTO DELES PARA RESOLVER OS NOSSO PROBLEMAS SÃO SOMENTE PELO TELEFONE, COMO QUE PODE ? EIS AQUI A MINHA QUEIXA :

INSATISFEITO C/ MANEIRA DE ATENDIMENTO POR PARTE EMPRESA COLIGADA AO BANCO BMG - SELENE CARTÕES ? 0800-7260726 ......
Ocorre que em 19/02/2007 solicitei cancelamento de cartão Senior Aura, que nada devia ao Banco BMG.
HÁ UM MES PRECISANDO UTILIZAR O MEU CREDITO JUNTO AO INSS, VIM A SABER QUE O BANCO BMG, SEM MINHA AUTORIZAÇÃO HAVIA LÁ UMA RESERVA DE MARGEM NO VALOR DE 39,45.
ESTOU TENTNADO DE TODOS OS MEIOS PARA QUE O MESMO SEJA CANCELADA JUNTO AO INSS, POIS PRECISO DO QUE É MEU POR DIREITO E NÃO TENHO OBTIDO SOLUÇÃO. ALEGAM-ME QUE A CULPA É DE INSS PELA DEMORA, COMO PODE SER UMA DÍVIDA JÁ PAGA E CANCELADA DESDE 2302/2007 AINDA PODE CONSTAR NA RESERVA JUNTO DO INSS ?????? AGUARDO SOLUÇÃO IMEDIATA POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS, QUE NA MINHA OPINIÃO É DO BANCO BMG, POIS NÃO SE CONSEGUE CHEGAR VIA DOS CONTRATADO E NEM ENDEREÇOS PARA QUE PESSOALMENTE PUDESSÉMO SABER QUE BANCO QUE É ESTE.
GRATO, AGUARDO RESPOSTA SE ASSIM FOREM IDOÕNEOS O BASTANTE .

Diego disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego disse...

meu pai luiz timha um cartoo do bng resolveu paga o cartoo para volta amargem e ate hoje um mes depois nada eo geito procura a justica pois rouba aposentado e muito feio meu pai esta mais emdividado por calz do bng amigos aposentado guamdo oferece voces emprestimo pelo bamco bng sai fora q e roubo puro o telefone deles noo atemde so fica empurramdo agemte eu ahoq o inss tem q ver isso o bng timha q ser um bamco serio ja pessou se os aposentados noo querer mais emprestimo deste bamco pois tem muitos outros bamcos q dam valor os nossos aposentados olha amigos vamos justica vamos para os juiz de pequensa calza tem certeza q nenhumo juiz vai deixa bamco rouba voces como ta fazemdo obamco bng estou muito imsatisfeito com obng por favor devolvi a margem do me pai voces j receberam esta esperamdo oq mais abraco amigos aposentados vai luta

O.VIANO disse...

SOLICITEI UM EMPRESTIMO NO BANCO BMG EM JUNHO DE 2008, DEMORARAM MUITO PARA MANDA O DINHEIRO E EU JA NÃO ESTAVA PRECISANDO MAIS, LIGUEI NO TAL 0800XXXXXXXXX E PEDI O CANCELAMENTO DO EMPRESTIMO, DEPOIS DE CANSAR NO TELEFONE DISERÃO QUE ESTAVA TUDO PRONTO(CANCELADO) BEM MAIS NA FRENTE FUI A OUTRO BANCO FAZER UM NOVO EMPRESTIMO E DESCOBRI QUE EU ESTAVA DEVENDO NO BMG UM DINHEIRO QUE EU NAO PEGUEI, TENTEI UMAS 30 VEZES FALAR COM O BANCO MAS NÃO CONSEGUI, SO FALAVA COM OS ATENDENTES, E ELES NAO RESOLVIA NADA, FUI ATE O FORO PEDI UM ADVOGADO E ENTREI COM UMA AÇÃO CONTRA O BANCO, JA GANHEI A AÇÃO AGORA ESTOU ESPERANDO ELES ME IDENISAREM. SO ASSIM PARA RESOUVER AS COISAS COM ESSE BANCO E TODOS NOS DEVEMOS PROCURAR NOSSOS DIREITOS, PRA QUE ELES NAO FAÇAM ISSO COM OUTRAS PESSOAS.

conde de la manque disse...

Amigos, passo por coisa pior, tinha um empréstimo p/INSS, este cortou minha aposentadoria p/invalidez como motorista autônomo e segundo eles voltei a trabalhar voluntariamente como estatutário, só que já trabalhava antes de ser aposentado. Contrai um auxílio financeiro p/BMG, como a pensão foi cortada, fiquei sem pagar as prestações, tentei um acordo, mas só que queriam que fosse pago o total. Após meses, recebi uma cobrança de um escritório de presentação que me piropos acordo p/telefone em 60 parcelas, e mais como fiz um refis c/desconto em folha, o BMG antecipou 12 parcelas. Apesar de pagar antecipadamente as parcelas pactuadas meu nome todo mês vai para o SPC e SERASA. Tentei resolver junto ao BMG e este me manda p/Escritório, ou seja um manda p/outro e outro p/um. No momento estou aguardando mais uma vez o pronunciamento de quem de direito daquele estabelecimento bancário. É uma brincanage.

Maria Aparecida Rodrigues Lage disse...

Amigo...
Tamben estou passando por problemas com o BMG.Quitei meu saldo devedor no dia 13/04/2012, total.Mas nao liberaram minha margem e tambem ainda vem descontando no contra cheque a parcela de 174,35.
Liguei varias vezes , mas sempre falam uma coisa.Estou indignada o BMG me decepcionou muito.

Nao pretendo fazer emprestimo mais com o Banco.